JOVEM ELEITOR: SAIBA O QUE É VOTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
Jovem Eleitor, você sabe o que é o voto e a sua importância?
1. VOTO:
O voto é uma forma de demonstrar opinião, vontade ou preferência por algo que está sendo colocado em votação. Por exemplo, nas eleições municipais, ao votarmos em um candidato, expressamos a nossa vontade de que ele seja eleito.
Essa decisão é feita com base em nossas crenças, valores e no que acreditamos que será melhor para nosso ambiente. Mas o voto está presente em nossas vidas além das eleições para os cargos de governo.
2. SUFRÁGIO E VOTO, QUAL A DIFERENÇA?
Talvez você já tenha ouvido falar em sufrágio, não é mesmo?
Mas afinal, voto e sufrágio são a mesma coisa?
Bom, o sufrágio está mais relacionado ao poder do voto, é um direito do cidadão.
O voto é o instrumento, é a maneira pela qual exercitamos o sufrágio.
Ou seja: o sufrágio é o direito de votar e o voto é como esse direito se concretiza. É uma diferença teórica, na prática podemos entendê-los como a mesma coisa.
3. SUFRÁGIO UNIVERSAL E RESTRITO:
Quando se fala em sufrágio universal, significa que não há restrições para a votação.
Ou seja, todos os cidadãos que estiverem dentro das normas legais têm direito ao voto.
O sufrágio restrito é aquele que impõe restrições para votar, que podem estar relacionadas a critérios sociais e de gênero, por exemplo.
Em diversos momentos da história do Brasil, apenas homens com uma renda mínima poderiam exercer o direito do voto.
Hoje, o sufrágio é universal, ou seja, todo cidadão brasileiro tem o direito de votar. Sendo apenas consideradas especificidades, como a idade mínima de 16 anos, por exemplo.
4. VOTO DIRETO E INDIRETO:
Você já ouviu falar em Diretas já?
Esse foi um movimento que lutou pela volta das eleições diretas para o cargo de presidência da República no Brasil após a ditadura militar, mas afinal, o que é voto direto?
O voto direto é aquele em que a população vota diretamente no candidato que deseja que a represente.
Para ficar mais claro, vamos pegar como exemplo a eleição para presidente no Brasil.
A população vota diretamente nos candidatos e quem obtiver mais votos será o representante do povo.
No caso das eleições indiretas e, consequentemente, do voto indireto os candidatos são eleitos por um colégio eleitoral ou uma assembléia, e não pela população. Se pensarmos no caso da presidência da República, em uma eleição indireta, quem escolheria nosso presidente seria o Congresso Nacional.
5. VOTO FACULTATIVO E VOTO OBRIGATÓRIO:
O voto no Brasil não é facultativo, segundo o artigo 14 da Constituição Federal de 1988, ele é obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos.
Caso você esteja nessa faixa e não vote no dia da eleição, precisará justificar. Por esse fato, há quem fale que o voto em si não é obrigatório no Brasil; mas sim a justificativa à Justiça Eleitoral, é o que diz o professor Humberto Dantas.
No entanto, isso não acontece em todos os países. Na verdade, cerca de 85% dos países já adotam o voto facultativo, modelo em que o cidadão pode optar por votar ou não.
Jovem Eleitor! O conhecimento é a sua maior arma!
Fonte: TRE (cartilha jovem eleitor)

RUA JOAO LAGO DA SILVA, SN \ CENTRO \ JENIPAPO DOS VIEIRAS - MA \ CEP: 65962000

99-3425-1018