JOVEM ELEITOR: SAIBA MAIS SOBRE FAKE NEWS (NOTÍCIAS FALSAS)
Jovem Eleitor:
Atenção, divulgar fake news é crime.
A Lei nº 13.834/2019 criminaliza a desinformação por denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, com penalidade de dois a oito anos de prisão, além de multa.
A desinformação pode vir de todos os lados, até mesmo de um familiar. Por isso, é importante ficar com o radar ligado e sempre checar a veracidade de conteúdos recebidos por aplicativos de celular e redes sociais, bem como de notícias veiculadas pela internet, antes de compartilhá-los.
Os criadores de informações falsas utilizam manchetes apelativas para chamar a atenção e levar as pessoas a repassarem conteúdos falsos antes de checá-los.
Algumas pessoas usam notícias antigas – que até podem ser verdadeiras – como se fossem novas. Fique atento para não espalhar informações desatualizadas.
É preciso desconfiar de notícias que parecem boas demais para ser verdade, sempre confirme a veracidade das informações recebidas ou acessadas em redes sociais, aplicativos de celular e sites antes de compartilhá-las.
Com as redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, qualquer notícia é facilmente disseminada.
Existe ainda o aplicativo conhecido por deepfake. A tecnologia utiliza a inteligência artificial para criar vídeos falsos que parecem verdadeiros. Assim, a deepfake pode ser considerada uma nova forma de desinformação.
Neste período de pandemia, provocada pelo novo coronavírus, é necessário ficar atento para não acreditar em notícias falsas. Seja prudente não só com a prevenção de doenças, mas também com a desinformação.
Por fim, para maior segurança é preciso checar sempre a fonte da informação ou notícia recebida nas redes sociais antes de compartilhá-las.
Fonte: Projeto Minuto checagem (TSE)

RUA JOAO LAGO DA SILVA, SN \ CENTRO \ JENIPAPO DOS VIEIRAS - MA \ CEP: 65962000

99-3425-1018